A iniciativa é inédita, pois não se trata de bolsas de estudos e nem mesmo de uma estratégia para abrir um curso e cobrar depois. O curso de filosofia será criado no regime de funcionamento como em uma universidade pública - inteiramente gratuito - e com seus professores todos doutores e/ou livre-docentes e/ou titulares. Todavia, terá mais vantagens que em uma universidade pública, uma vez que o curso será presencial e terá apoio online (em forma de circuito de tv online ao vivo) 24 horas por dia. Sendo assim, mesmo nas madrugadas o estudante poderá contar com seus professores. Servirá como piloto para aquilo que o diretor executivo da Universidade, Ernani de Paula, está chamando de "Universidade 24 horas", e que ele quer implantar em todos os seus cursos no futuro.
Estudantes de todo o Brasil poderão vir estudar na São Marcos, uma vez que a região do bairro do Ipiranga e do ABC possui moradia barata, permitindo a criação de "repúblicas estudantis". O gasto com uma "república" é diminuto, e não tendo de pagar a escola o estudante terá condições de se fixar na cidade de São Paulo durante o período de curso, que são de apenas três anos, de acordo com as regras atuais do MEC. O estudante sai com o grau de licenciado em filosofia, podendo atuar no Ensino Médio, nos meios culturais, na imprensa ou seguir seus estudos em nível de mestrado.
Além disso, o curso de filosofia conterá um "laboratório de ética aplicada", com produção de programas de TV em filosofia, ajudando o aluno não só a aprender o conteúdo do curso, mas a desenvolver ele próprio material cultural para as "mídias contemporâneas". "Isso pode gerar um novo campo de trabalho para os filósofos" - como afirmam os dirigentes da São Marcos.
Universidade São Marcos - www.smarcos.br
Dúvidas? Veja aqui: pgjr23@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário